quarta-feira, 19 de setembro de 2007

d - EU - s


Pela manhã, indo ao trabalho, liguei o som do meu carro e estava tocando um cd que tinha uma musica do Lenine. A seguinte frase chamou minha atenção: " A ponte é até onde vai meu pensamento". Aí pensei que isso poderia representar a minha forma de ver uma oração, e através disso pensei: Porque não orar antes de ir ao trabalho ? Porque não lembrar de DEUS ou das forças positivas que movem a vida dentro do meu carro ?
Eu lembro que quando fiz cataquese as professoras sempre me disseram que a oração deveria ser feita no quarto sentado com a palma das duas mãos unidas, mas eu sempre orei deitado e muitas vezes no meio de qualquer oração até dormia, as vezes queria orar pelado embaixo no chuveiro, mas me sentia reprimido em fazer aquilo por causa da minha falta de roupa. Com isso tudo eu fui me acostumando com minhas idéias e desacostumando com as idéias deles, os envagelizadores pragmáticos, ortodoxos. Claro que essa simbologia de oração passada por eles, pode representar para criança uma forma séria de se pensar nos erros e acertos, então eu não os julgo.
Parei, ensei e resolvi escrever aqui, certamente alguém pode achar: Mas porque uma oração precisa ser vista ? Porque escrever uma oração ?
Então eu digo, se eu nunca quis orar sentado, nunca achei que os Domingos na missa salvassem minha semana, logo penso que escrever uma oração é estender as minhas idéias e legimá-las de forma que eu venha ler isso novamente, lembrando que já pensei assim, seja isso um erro ou um acerto.

Então comecei:

- Deus enquanto eu dirijo vejo que mais pessoas fazem o mesmo que eu, se deslocam de suas casas para o trabalho, buscando no mesmo alimentar e proliferar seu ponto de partida. Mas nessa busca infernal de um objeto concreto e abstrato chamado dinheiro, todos ficam malucos, todos sonham alto e vivem numa mentalidade tão fechada que parece que suas mentes são becos, passagens extensas e retilíneas que chegam em saída unica.
Deus, eu quero ser labirinto eu não quero o beco, eu quero entrar ali e descobrir que as portas estão fechadas, quero tentar o outro caminho e ver que neste existe um atalho que talvez seja pro caminho mais longo, quero encontrar uma parte de descanso e outra de caminhada, quero olhar pra esquerda e pra direita e se for preciso,olhar pra trás para seguir em frente.(Ao escrever isso agora,pensei, seria isso a famosa frase DEUS ESCREVE CERTO POR LINHAS TORTAS ?).

Então comecei a sessão pedidos e lembranças:

- Deus no meio de tando dinheiro, eu quero o tal do amor, não quero este amor que se finaliza em sexo, eu quero o amor da compreensão, o amor do diálogo, o amor do espírito, da lealdade e da honestidade. Difícil ter isso tudo né Deus ? Mas se caso seja isso impossível para o seres humanos, me ajude a ver que existem melhores formas de se relacionar com alguém.
Eu sei, eu já menti muito, já trai a confiança de alguém, já senti inveja (que seja aquela de grau menor), já perdi a cabeça, já senti raiva e ainda tenho meus preconceitos. Mas em oração eu sempre lembro que posso ser melhor, fico mais sensível e pesso desculpas por ser assim.
Deus ilumine meu pai e mãe que já devem estar em seus trabalhos, minha irmã que acabra de ser empregada e todos os outros familiares e amigos.

Eu com a minha grande obsessão pelo universo feminino, lembrei de mulheres que atualmente são interessantes objetos de estudo. rs
E sem muito mistério fui vendo a imagem delas e sem pedir iluminação divina ou algo do tipo, enviei mentalmente sensações positivas para que o dia delas ou os dias pudessem ser agradaveis.

Mas é assim, há muito tempo não oro deste jeito, me dirgindo a um ser supremo que puni os pecados da Terra e desta vez eu resolvi fazer com este formato, porque tem dia que pode ser legal ser tradicional ou acreditar em alguma coisa de forma diferente, eu não acho que fazendo isso todo dia o mundo vai mudar ou melhorar, afinal minhas atitudes são os principais reflexo dos meus pensamentos e acho que ultimamente eu venho me transformando em um cara legal, menos sentimental, mas um cara legal, e sobre as orações, eu faço delas grandes reflexões sentado no bar com amigos, tocando violão no meu quarto ou escrevendo aqui na internet.
BOM DIA e para ser mais tradicional, fique com DEUS rs.

4 comentários:

Pensações disse...

Amigo,
A cada dia que passa sinto mais orgulho de vc.
Suas idéias e sua arte são ao mesmo tempo tão humanas e tão elevadas.
Acho que essa ponte que vc fala é construída justamente p isso, p nos garantirmos humanos caminhando para uma elevação sobre a qual não temos nenhuma certeza, mas sabemos que nos faz bem.
Sobre as mulheres...acho que recebi essa energia. Estude-as mesmo, só assim você vai poder chegar perto deste amor que você descreveu que sobretudo é baseado no conhecimento sobre si mesmo e o outro.
Te amo!

Lucy disse...

haha pooo job�o!
que legal isso, gostei do q vc escreveu...
vou visitar sempre!
um beij�o!

André Neves disse...

O sol ilumina o terno cinza
que a vida dôou
como um bem, um status
não trás a alegria que o dia criou
se a velha camisa
amassada e puída
mostrasse agora o tempo de antes
só pedia a Deus
numa preçe
por um instante
quero de volta a infãncia
na simplicidade
de quem um dia orou

Garota Expectativa disse...

Quem pede pelos amigos... Quem pede um amor... Quem percebe q pode ser melhor sempre e q pode bater um papo com Deus indo para o trabalho numa situação totalmente normal e cotidiana.. n é tão “menos sentimental”!!!
A “oração” é no silencio, sentado e com as duas palmas das mãos unidas dirigir o pensamento a Deus. Ser “Sentimental” é ser passional.
DOIS CONCEITOS ORTODOXOS E Q COMPLICAM O Q É SIMPLES!
Orar é isso q vi no seu texto e pronto!
E ser sentimental... é a capacidade...q um ser dotado de racionalidade e d uma inteligência admirável... tem de perceber o não palpável.. e mais, colocar isso, de uma forma linda e simples, no papel!
Eu tenho orgulho de ler seus textos "cara legal"!
Mas sou obrigada a discordar...rs.. vc n ta menos sentimental.. talvez esteja menos passional!!
Te tenho no coração!!!
Ahhh rs... e fica a duvida.. Quais são as mulheres q JOBÃO anda estudando!!!? Rs!
A pretensao..rs me diz q recebi os seus bons fluidos!
Bom dia e PERMANEÇA COM DEUS!