segunda-feira, 26 de maio de 2008

Super Mercado de idéias

OBS: AOs leitores deste blog anuncio meu novo blog, direcionado ao mercado e a propaganda.. www.supermercadodeideias.blogspot.com
Amigos futuros ou já empresários, leiam......


Olá meu nome é Jouber Nabor Lacerda, sou publicitário e atuo no mercado do interior de Minas Gerais. Percebi que muitas pessoas ao entrarem em uma agência de publicidade, pareciam bastante inseguras com as propostas que a agência poderia oferecer a elas, afinal, propaganda realmente é um alto investimento na planilha de orçamento e planejamento de qualquer empresa.


Muitos clientes já chegam na agência querendo um orçamento de outdoor, inserções em rádio e televisão entre outras mídias de impresso e claro, sempre se assustam com o valor. Ao reparar isso, percebi que a minha função não era somente fazer o orçamento pedido, ofertar o preço da minha criação e tirar alguma comissão com o veículo que eu fosse utilizar. O mais importante é a idéia, que muitas vezes de tão subjetiva é difícil até de por preço.


Qual o valor de uma idéia ?


Dia desses uma cliente me ligou e disse que uma empresa de outdoor havia ligado e oferecido um outdoor com um preço promocional especial. Perguntei o preço oferecido e percebi que realmente existia uma promoção, então novamente questionei quantos outdoors estavam nesta promoção, logo me disse que era somente um. Como minha cliente estava reabrindo o seu negócio, já imaginei que jamais ela iria propor para a empresa um número favorável de placas para que sua campanha fosse vista no outdoor e tivesse resultado, com isso ela pensou em aceitar somente uma placa para divulgação.


Então como de costume tentei fazer com que ela refletisse:


" Uma placa de outdoor tem em média o tempo de 8 segundos de apreciação aos olhos do consumidor, afinal é um veículo direcionado as pessoas que estão no trânsito. Quando você resolve anunciar é muito importante saber pra quem você pretende falar e se aquele realmente é um veículo que naquele momento valerá a pena:


- Onde mora seu público ?


- Onde ele frequenta ?


- O que ele consome ?


- O que ele lê


- Qual o derivado do seu produto ?


- Onde você vai anunciar ?


- Anunciar o que ?


- Sua empresa tem um nome(marca) conhecido ?


- Quem conhece ?


- O que as pessoas falam da sua empresa ?


- Quem concorre com você ?


Estas e outras perguntas passam na cabeça de um publicitário quando resolve criar um anúncio, na verdade a publicidade tem vários setores que delegam funções para esse organismo, só que pra se viver no mercado do interior é necessário que se pense no organismo, crie e produza.


Voltando a minha cliente eu não poderia dizer somente a ela, que anunciar em uma placa de outdoor não teria a famosa frase "custo e benefício". Sim, um outdoor é um veículo importante, mas para ela que tinha o interesse de atrair pessoas para seu ponto de venda e não tinha um orçamento ideal para que as placas de outdoor realmente propagassem o nome e o serviço de sua empresa, não valeria a pena.


E quando se cria uma idéia o princípio de toda teoria de se propagar o que se pensa, é a famosa propaganda boca a boca ou como se lê nos livros "Face to Face". E você, sabe fazer uma propaganda boca a boca ?


Para minha cliente pensei em algo assim. Disse a ela que uma idéia simples com o mesmo valor de investimento de um outdoor, poderia oferecer mais retorno.


Para o comércio que está abrindo, o importante é dispertar curiosidade, quantas pessoas passam frente a sua loja e não querem entrar ? Esta é a mesma relação que se tem quando alguém diz que não ia com sua cara e que depois de uma conversa tudo mudou, enfim, a outra pessoa experimentou seu argumento( PRODUTO ) e aprovou (início de uma amizade).


Para minha cliente o importante era atrair pessoas até seu ponto de venda, um simples objetivo de fazer com que as pessoas descobrissem o argumento, a estrutura e a política daquela empresa, por final o cliente escolhe se quer ou não permanecer ali e caso um número grande concluir que não, é importante que se estude esta decisão, pois comércio foi feito pra vender.


Então disse para minha cliente que criasse alguns "Vales" que se distribuido de maneira correta certamente o benefício seria maior que de um outdoor.


O ramo desta cliente é o setor de medicina e estética, muitos dos que ali frequentam tem um poder aquisitivo que possibilita a essas pessoas à pagarem uma academia, faculdade, curso de inglês ou até mesmo uma aula de auto-escola (que não está nada barato). Todo cliente adora brinde, adora ganhar alguma coisa e pra que se ganhe algo, é necessário que esta entrega seja feita por alguém que você ja conheça, assim é apropriado a credibilidade da pessoa que entrega com a marca do produto que está sendo oferecido.


A idéia criaria uma parceria de sua empresa com outras empresas e até mesmo com os clientes que ali ja existem. Com os vales o empresa dela poderia entrar na casa das pessoas através do hábito que seu público alvo possui.


Ela chegaria em uma academia ou qualquer outra empresa direcionada ao seu público, conversaria com o proprietário sobre os benefícios da parceria e produziria sua pequena propaganda lucrativa. Após a aprovação da empresa ela colocaria uma urna com cupons onde fosse preenchido o nome, telefone, e-mail ou qualquer outro contato (ali ela ja teria um banco de dados). Os cupons seriam depositados e um número "X" de sorterios seriam feitos, com isso os clientes daquela empresa ganhariam "carinhos de mercado" com quem eles já conhecem, através de um outra empresa que acabaram de conhecer.


Imagine está cena:


- Você está em uma aula de auto-escola, stressada com o trânsito infernal e com a responsabilidade de aprender a dirigir, quando a aula acaba seus ombros e braços estão completamente duros e então seu instrutor sorri pra você e diz:


- Seguinte, estou vendo que hoje você cansou bastante, então para que amanhã você tenha uma aula bem relaxa, tome um vale massagem (pode ser melhor, um tratamento completo) da clínica de estética tal e tenha um ótimo relaxamento.


Você pensa:


- Nossa, você leu meu pensamento, onde que é essa clínica ?


Então o instrutor, bem orientado, instrui a pessoa cujo já tem uma certa intimidade e reforça o endereço e tudo mais que já esteja escrito no cartão.


A propaganda é isso, falar pra você na hora que convém, na hora que precisa. A Coca-Cola utiliza outdoor, jornal, tv e tudo mais porque sua proporção de espaço de venda ultrapassou barreiras, por isso o tema de sua campanha atinge todas as tribos, uni as diferenças, na verdade ela está dizendo que o produto dela é pra todo mundo, o que realmente pode ser. E já que seu produto ainda não é a Coca-Cola, lembre-se que novas estratégias existem, novas idéias existem e com um pouco de audaciosidade eu digo:


- Eu existo ou melhor, os publicitários existem.


Este blog vai ser assim, vou sempre falar coisas de mercado, vendas de produto, idéias malucas e muito mais e caso você tenha um empresa e uma opinião ou dúvida é só mandar um e-mail para supermercadodeideias@gmail.com, favor se identificar e confirmar seu e-mail aqui no coments do texto que leu, será uma ótima leitura.

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