quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Sentimento


De tantas funções criadas para a vida do ser humano, tem uma que mais me intriga, e esta é a função de sentir, ou o sentimento. Como as vezes eu não queria ter isso. O sentimento é aquele faz você perceber que realmente precisa de alguém, porque é justamente ele que faz vc sentir saudade. É o sentimento que aponta o dedo na sua cara e pede pra não ser esgoísta, afinal, quando ele resolve funcionar não pede licença e quando menos espera, está se derretendo de sentimentos, pensando no seu trabalho, na sua namorada(o), na sua mãe, pai, amigos e assim vai. Está função é tão forte que parece que todas as outras estão interligadas a ela, quer dizer, eu tenho certeza que estão. As vezes eu queria ser movido ao nada, não queria sentir falta de um cafuné aos domingos, de uma ligação repentina no meio da semana, que não tem assunto nenhum construido para aquela ação, mas mesmo assim a gente acaba ficando horas ao telefone, não queria ter vontade de chorar sobre a perda de um amigo, e muito menos queria ter saudade de alguma fase da minha vida.
Mas no meio de tantas vontades que se resumem em uma auto-defesa, quando me olho no espelho me vejo homem, e sem sentimento eu seria pedra, olho pro cão que habita minha casa e vejo que até mesmo ele balança o rabo quando alguém chega, e segundo o Discovery Channel isso representa a felicidade. Nossa, ah felicidade essa é outra derivação dos sentimentos que move as pessoas, todos querem ser feliz e pra ser assim exerce tanto esforço, tanta busca, tantos choros, tantas decepções. E eu covarde que sou, resolvi ser somente alegre, viver somente aquele momento, eu não quero planejar o sentimento, eu só quero sentir. E quando alguma dor resolve me assombrar, pego minha alegria com a pitada do meu egoísmo e tento ser alegre sozinho. Mas a alegria é rápida e quando você para e pensa, percebe que pode ter muito mais que isso. Percebe que sorrir nem sempre é a melhor coisa do mundo, percebe que as vezes ser sério pode trazer as melhores gargalhadas.
Aí penso, porque fugir do sentimento ? Os melhores filmes que já ví me trouxeram sentimentos e se eu me entregar a eles vou ser o ator principal do meu cenário, se é que já não sou.
A minha mente diz pra mim:
- Imagine a cena de uma mulher ou homem chorando frente ao espelho ou nu embaixo do chuveiro, que seja de amor, que seja de ódio, que seja de alegria, o importante é fazer parte desta cena e o diretor de arte é você. Volte o dvd das histórias de amor que ja viveu e perceba que todos são "lindamentes" rídiculos ao amar, todos mandam flores, sentem ciúmes sem sentido, ansiedade, e depois de um tempo vivem a calma e nesta hora alguns dizem: A paixão se foi !!! Só que a mania que o ser humano tem de dar nome aos momentos, não permite que você perceba que a paixão é so um nome que deram para explosão incial do amor e que este sentimento é muito maior que o simples código de 4 letras que deu nome a ele, por isso é tão dificil viver uma história de amor.
Pois é, enquanto você faz a leitura deste texto conseguiu perceber que conto tão bonito é a sua vida, até aqui você ja se viu rindo, ja se viu chorando, ansioso, já se viu cheio de sentimentos e porque meu caro amigo(a) ter medo sentir ? Você chega ser tão besta, que sabe que é impossivel deixar de sentir e bate na mesma tecla em dizer sempre que não quer ser sentimental. Por mais frio que alguém consiga ser, tudo isso não passa de um cativeiro, um esconderijo que resolveu construir para que os outros não vejam o seu sentimento.
Você gosta de matemática ? Então gosta de sentir o sabor dos cálculos com subir e descer de numéros esquentando sua cabeça.
GOsta de arte ? Então adora sentir-se livre pra pintar, dizer,ler, escutar e escrever qualquer coisa com ou sem sentido.
Gosta das leis ? Então adora se sentir correto dentro delas e quando sai um pouco das regras, adora a sensaçao de conflito e curiosidade.
Não interessa, você gosta de alguma coisa, mas existem milhões de outras coisas que tem medo de gostar, então faça me o favor, apenas sinta, chegue perto, toque, cheire, abrace, converse e se fizer bem a você, somente sinta.
Acabo de crer isso, viver é nascer para sentir !!!

Jouber Nabor Lacerda

2 comentários:

cão de saia disse...

e as coisas boas de sentir geralmente duram pouco, muito pouco!

Thiago Moreira disse...

"Acabo de crer isso, viver é nascer para sentir"

Boa jobao!