quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Use seus amigos


Dia desses ao ler o blog de meu amigo Tom - http://thiagotom.blogspot.com/, cheguei a conclusão final do que sempre eu desconfiava. Na época de colégio quando eu tinha incessantes aulas de história, ouvia meu professor falar milhões de verbos, conquistas e guerras e percebia que pra mim, tudo aquilo não passava de uma movimentação bucal. Eu olhava para meu professor, ele olhava para mim e enquanto isso meu pensamento visitava lugares dantes navegaveis, não que tenha sido ele um cara ruim, mas que realmente eu não me interessava pelo que dizia e como era obrigado a tirar notas boas para passar, as vezes tinha que escutá-lo. Então logo tocava o sinal e todos se retiravam das salas em direção à suas casas. No caminho eu voltava com meu saudoso amigo Samuel, um menino fora de sério que tinha uma incomum curiosidade pelas coisas, muitos chamam isso de intelegência. Samuel sempre voltava da aula falando de história e outras matérias, por incrível que pareça os 15 minutos de caminhada com ele me valiam 90 minutos de qualquer matéria. Era engraçado, para aquele cara eu dava ouvidos, mesmo que muitas vezes repetisse o mesmo gesto e forma de nosso professor, com isso nasceu minha constante frase: Samuel vamos estudar lá em casa ?
O colégio se foi e veio a universidade e como eu me interessei muito pelo meu curso acabei ficando mais independente em relação ao tempo de colégio, só que claro, alguns trabalhos eu deixava na mão de alguns amigos em troca de outras matérias que eu dominava, quem nunca fez isso, favor levantar o dedo !!!!
A época da universidade foi um "BOOM" para as minhas idéias. Autores de livros que nunca sonhei em ler, aulas de antropologia, sociologia,filosofia, psicologia,história da arte e entre outras que se resumiam em discutir a sociedade e suas mudanças de comportamento. Aquilo tudo chegava ser engraçado, falar de Rede Globo, Lula para presidência, Freud, comunicação de massa, coisas que eu nunca sonhei a existência, mas que eram interessantes como no meu tempo basquete na Usipa da época do colégio.
A universidade era o tempo das citações, da busca pela arte, da valorização da letra das músicas populares, do interesse pelo Jazz, blues, rock, poesia, tantas refêrencias brilhantes que faziam meus neorônios "tico e teco" trabalharem mais que um time de futebol.(poderia ser a seleção brasileira rsrsr).
Só que aquilo foi passando e comecei a ver que por onde eu ia todos falavam o mesmo assunto, mas de uma forma um pouco mais especializada. Até que meu pofessor de publicidade chamado Hudson gritou: EUREKAAA (claro que não foi isso, mas foi como se fosse)
- Jobão, você não deve andar somente com comunicólogos, advogados e outros especialistas, é necessário a busca pelo todo, pelo lixeiro, bohêmio, burguês, pobre, maluco, careta e assim vai. Todos estes são consumidores (rsrs hoje eu sou publicitário) e você precisa saber o que eles consomem, mas é claro, você não deve ver isto somente como um objeto de venda e lucro, perceba as histórias das pessoas, isso é mais importante que nosso mundinho de imagens e artes visuais para persuadir e vender.
Depois de ouvir isso, comecei a cansar de assuntos tipo: Chico Buarque é o cara, Jazz que é musica boa, o Rock vai salvar o mundo, Você ja leu livro tal.......
Comecei ver todas as pessoas como Samuel, aquele meu velho amigo de colégio que eu dava ouvidos, comecei a perceber que todos tinham histórias interessantes para contar independete do rótulo ou esteriótipo que tivesse aquela pessoa.
Com todo esse portal que me abriu a mente, hoje eu não quero ter somente referência de Chico Buarque; afinal eu tenho amigos musicos, Carlos Drumond; graças a Deus meu ciclo de amizade é cheio de poetas, Freud; a psicanálise e a psicologia permeiam invisivelmente meu dia, Política; eu tenho muitos amigos jornalistas com críticas brilhantes - (ATENÇÃO ESPAÇO PARA PROPAGANDA: LEIAM O BLOG DO TOM - http://thiagotom.blogspot.com), Livros; claro, ainda leio, mas aguardo o livro de alguns amigos escritores.
Meu amigos são minhas citações e referência e se você me permite um conselho, use seus amigos, aprecie a poesia deles, os livros deles, a música deles, a história, a lei, a tecnologia, aproveite seu ciclo de amizade, esta pode ser sua maior e mais aprimorada universidade.
Ah e sobre a universidade? Esta me acrescentou muito, mas quando cai no mercado vi que o Socrates foi brilhante em criar uma frase enterna:
- Só sei que nada sei.
Eu digo: Poh Socrates você esta certo, mas deixa eu completar essa frase ?
- So sei que nada sei, mas aprenderei.




Jouber Nabor Lacerda

3 comentários:

dемéŧяіцѕ disse...

Espero que a citação "a sua tecnologia" se refira a mim...

muito massa, parabéns.

cão de saia disse...

Bom texto Jobão!

Unknown disse...

Não sei se vc faz muito uso de mim, mas saiba que eu te uso bastante, sempre!!!Aliás, seu texto, além de poético é ilustrativo desta situação tb!
Mesmo não parecendo!
Parabéns Jobão!