segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Estratégia de Motel




Não, eu não vou escrever sobre um roteiro de falas dentro de um motel, afinal podemos discutir até política depois de uma boa transa.
Esse texto pode ser identificado como uma propaganda, provido do seguinte diálogo:
Estava eu e um amigo indo para o shopping tomar um milkshake. Assustou né ? Você poderia ler “ tomar uma cerveja”, mas leu milkshake. Pois as vezes é bom esquecer o álcool e descobrir que um bom papo entre amigo pode ser regado à leite e açúcar.
Dentro do carro e conversando nesse precioso intervalo de tempo até o local, tivemos a seguinte conversa:
Perguntei a ele como tinha sido rock de sexta e ele soltou a seguinte frase:
- Fui ao 5 letras
Pra quem não sabe – M(1) O(2) T(3) E(4) L(5) rsrsrs
Eu respondi:
- Seu safado, por isso não me ligou né, isso ai garoto !!
- Foi com o rolo ?
Ele:
- Não velho, daquela eu sai fora, o trem tava ficando sério demais, fui com uma outra amiga
Eu:
- Uai, então o trem está bom pra você mesmo
Ele:
- Bom foi o tempo que fiquei no motel rapaz. Pergunte a hora que eu entrei e a hora que saí.
Eu:
- 1 am / 3 am
Ele:
- “Que o que rapaz”, entrei meia noite e sai 4 da matina.
Eu:
- Uassa animou hein, então esse foi o rock ideal de sexta-feira mesmo, “aí você disse meu amigo”!!!!.
Ele:
- Pergunte o tanto que paguei ?
Eu:
- Uns 50 a 60 conto
Ele:
Que nada velho, paguei 25 reais
Eu:
- Puta que pariu véi, você está levando mulher em motel sujo é ? Vai queimar seu filme com as moças.
Ele:
- Meu filho, eu descobri esse motel do nada. Eu estava ficando com uma outra menina e uma vez me encontrei meio sem grana, mas a vontade era tanta que até ela aceitou e “cortamos” pro Motel Vale Verde (para quem conhece o Village, este motel é um pouco antes). Cheguei lá, fiquei de cara rapaz, sauna, banheira, espelho no teto, chinelos, toalhas lacradas, camisinhas de prazer e uma cama confortável, o quarto é pequeno, mas tem conforto.
Eu:
- Você ta falando sério ? Eu duvido.
Ele:
- Estou cara, os caras mudaram a administração de lá, o motel entrou em reforma, está massa agora.
Eu:
- Sei, aposto que o dono é seu amigo e você está fazendo propaganda pro negócio dele (eu faço muito isso e às vezes acho que os outros fazem também rsrs).
Ele:
- Não cara, nem sei quem é, só sei que o custo benefício deste motel vale a pena, para pessoas iguais a nós que já ganham uma graninha, mas que o valor não nos permite sempre tanto luxo, o motel vale a pena demais, eu não vi sujeira no motel e nem a menina me disse nada do tipo, acredito que no caso contrário ela falaria.
Então pensei:
- O Village é um dos motéis que concorre para ficar entre os melhores da cidade, eles investem em propaganda (inclusive o publicitário deles é meu colega), possuem quartos básicos limpos e confortáveis, além das suítes presidenciais que sempre são comentadas nas rodas onde o assunto é motel. Então é claro que o se eu tivesse um motel, que se localizasse antes da chegada do Village, eu iria planejar minha estratégia de ataque.
Pense comigo:
- Quantas pessoas afobadas passam ali, já loucos para ficarem um dentro do outro. Tem o caso também do nervosismo feminino, algumas mulheres ficam tensas durante o caminho do motel e se este for mais curto é um ponto a favor. Por ultimo tem a relação custo benefício, nem sempre nós estamos (classe média) com 60 ou 100 reais na carteira, para liberar 40 e ter mais um trocado para voltar (como diz minha mãe: - Filho, você tem que ter um dinheiro de reserva.)
No caso já temos dois pontos a favor, o primeiro é a localização e o segundo é o preço. Para o Vale Verde ser considerado forte concorrente do Village, ele precisa de início vender a imagem de higiene, conforto e melhor preço, é necessário também alguns anúncios e se eu os atendesse, escolheria 2 rádios, 93 fm e 95 fm, afinal são rádios de massa que atendem várias faixas etárias. Se eles reformaram os apartamentos, a questão é esperar um curioso, o resultado da propaganda ou uma promoção na rádio.
Se meu amigo que mora em um bairro bom e pertence à classe média gostou, porque outras pessoas não gostariam?
Claro que o motel neste momento não vai se tornar melhor que o Village pois além de anunciar em rádio, ter um site, mailing e outras estratégias criativas que poucos motéis aqui fazem o Village tem também um boa marca, mas se o Vale Verde tiver ao menos uma estratégia , conseguirá levantar uma verba para investir mais em propaganda e futuramente fazer uma reforma, acredito que com um planejamento de 3 anos a concorrência pode bater de frente.
Os caminhos para os dois motéis atingem de início 3 bairros com poder de compra, Castelo, Cariru e Vila Ipanema, a decisão de escolha de um motel não depende somente da proximidade do seu bairro. Pontos que influenciam:
- Local onde você encontrou com o parceiro
- Propaganda positiva e comprovada por alguém (boca a boca, ou “Face to Face”)
- Preferência
- Busa pela qualidade
- Preço
- Custo benefício

Após pensar nesta situação, surgiu a curiosidade de conferir a fala de meu amigo e neste caso escrevi este texto, para explicar para quem não entende de propaganda que quando você indica alguma coisa para alguém, milhões de pensamentos derivados da necessidade de compra aparecem, mas como você não é publicitário, não consegue identificar e no final de tudo acha que foi uma simples curiosidade que levou você até ali.


Jouber Nabor Lacerda


OBS: Texto em correção

4 comentários:

Ader Andrade disse...

Fala sério grande Jouber...esse papo de tomar milkshake no shopping ficou meio esquisito...rsrs....depois aquela de "Por isso vc nao me ligou ne?"...kkkkkkkk...
Outra coisa seu safado...aposto que vc ta negociando publicidade em cortesia viu...abraços amigo.

Aquarelos disse...

Velho o Milkshake foi a famosa glicose do dia seguinte, na verdade o interesse era de ir a shopping de bobeira, so pra deixar o texto com mais temas, falei que o direcionamento para o ponto final era o Milkshake rsrsrrs

jsamira disse...

Tu vai é congestionar a entrada do local...rsrsrsrsr

Mariá Chick disse...

hahahaha...que propaganda!!!!!!!
Esses seus textos conseguem me prender!

Só seus textos que eu leio ate o final, até os "grandões"...morro de rir...mto bons!