terça-feira, 2 de setembro de 2008

A CRIA DA CRIAÇÃO CRIOU O UNIVERSO


Meu amigo Daniel Taboza me disse a seguinte frase:
- JObão, você é da tribo da palavra.
Gostei, gostei de verdade de ter ouvido isso e achei interessante também o conceito da explicação.
É mais ou menos assim que me sinto, sempre com vontade de ouvir uma palavra, um assunto novo e uma história nova. A palavra me leva à longos caminhos do pensamento, algumas pessoas tem por característica, o raciocínio vindo do universo dos números e acredito que meu raciocínio, venha do universo das letras, códigos e decodificações que muitas vezes se parecem com números. Sei que não sou um bom escritor por errar com frequência a gramática, que por preguiça não procurei entender completamente, mas tenho grande simpatia por essas letras, que formam palavras e expressam meus pensamentos.
E justamente com as palavras eu faço o que mais gosto de fazer nesta vida, criar poemas, músicas ou até mesmo um slogan publicitário, este ultimo foi uma forma de ter uma profissão burocrática, que me deixasse viver com criação.
Criar é lindo, é você unir bocas e pensamentos, é reparar uma pessoa que você mal conhece e derepente fazer desta uma poesia, é você ver cores,sentir odores, falar dos dissabores, expressar as dores, soltar os amores e sentir o cheiro das flores. Criar é reparar o céu, a lua, o sol, a beleza da feiura, o medo de altura ou reclamar da falta de cultura. Criar é reparar as frases, aquelas que você diz e as que os outros dizem. A criação pode ter nome próprio, Monalisa, David, Pedro, Cláudio, Fernando, Luciano, Jesus, José, Josué, Ana, Paula, Maria, Ricardo, Rafael, Letícia, Juliana, Lívia, Marcela, Gabriela, Cristiane, Laura, Cláudia, Gustavo, Olavo, Paulo, Eloiza, Joana, Cecília, Isabela, Isabel, Rafaela, Flávia, Mônica, Arthur, Guilherme, Tiago, Felipe, Leandro, Daniel, Carolina, Vanessa, Janaina, Luísa, Mauro, Leonardo, Samuel, Jouber, Júlia, Flávio, Lorena, SOraya, Nayara, Lanara, Silmara, Lara, Fernanda, Vânia, Tânia, João, Vitor, Aline.........Todos os nomes, até mesmo os nomes que ainda não são nomes. A criação "é daqui, é de lá", de qualquer canto, de todo lugar.
A criação não se pede, ela por si cede, em um olhar, em um encanto ou numa forma engraçada de falar.
Criar uma ação, é tentar jogar fora todo o "pré-conceito" e deixar fluir o "pós-conceito" de uma simbologia com infinitos e abstratos caminhos da interpretação.
E você, já criou sua ação, seu mestrado, doutorado, sua monografia ? Ok, nem é preciso ser tão acadêmico assim, basta criar uma frase que você ainda não ouviu, uma palavra que faz sentido a você, um som, um traço, um passo, crie. Perceba que sua função neste planeta, não é ser subordinado das idéias que já foram criadas. Amplie o que já foi escrito na bíblia, publique seu pensamento, forme o seu templo, saia das citações, plante uma árvore e escreva o seu livro ou quem sabe seu blog.
Ah, e sobre esta "coisa de criar", eu tenho uma pergunta:
- Deus criou o universo, criou também o homem e quem criou DEUS ? Seria Deus a criação do homem ?
Enquanto meu pensamento não conclui a resposta para esta pergunta, eu continuo criando e acreditando que fui criado por DEUS.


Jouber Nabor Lacerda

3 comentários:

Janaína Samira disse...

Adorei a frase..."a beleza da feiura"!
Vc sabe mesmo das coisas Jobão!!!
Sempre 10!!!!
Bjão

Elisa disse...

"Criar é lindo, é você unir bocas e pensamentos, é reparar uma pessoa que você mal conhece e derepente fazer desta uma poesia" - Deu para enxergar esta cena.

Diego Lopes disse...

poxa muito bacana.... acho que vou passar a frequentar o blog, uma boa pedida seria gravar em áudio alguns poemas né? acho que ficaria bacana, gotaria de colocar aqui um linke para um poema meu tb: http://www.diegolopes.com.br/blog/index.php/2008/06/primavera/
grd abço vlwww