quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Profissionais do sentimento


Profissionais do Sentimento

Realmente eu devo ser louco! Neste momento são 2 horas da madrugada e eu estou com meu bloco de notas que fica ao lado de minha cama. De repente me lembrei de uma amiga, veio uma frase em minha cabeça e o maluco que vos escreve ligou para a mesma, mas é claro, ela não vai atender, pois está dormindo para trabalhar amanhã cedo e eu deveria fazer o mesmo, afinal meu chefe já reclamou dos meus atrasos. Acho que gostar das palavras é isto, deixar a insônia psicografar as lembranças da informação ou então segundo a Igreja Universal, deixar os encostos tomarem conta de mim.
Mas a lembrança veio porque ontem minha amiga disse algo muito hilário:
- Jobão, estou fazendo terapia e utilizando muito a sua lembrança como forma de estudo.
Eu parei, ri e gostei, mas claro pedi mais explicações.
Ela me disse que quando se faz terapia (no caso do objetivo dela) é importante a substituição de coisas ruins por coisas boas, uma espécie de esquecer algo sem ter falta de uma informação, acho que é isso, seria você preencher um espaço vazio ou então pra ser mais metafórico, é você parar de fumar cigarro e quando sentir falta, chupar chicletes, mas posso estar errado.
Ela me disse que associar a lembrança de nossa relação de amizade faz muito bem a ela e por este motivo o uso da minha imagem.
Meio estranho saber disso, mas eu tenho certeza que o psicólogo dela sabe o que está fazendo e claro, talvez esta leiga explicação fosse uma compreensão equivocada sobre o que ela me disse.
Mas o lance não é o uso da minha imagem em uma terapia, o que eu pensei foi do crescimento de mercado neste setor e a falta de procura do profissional de Psicologia.
Então neste momento entra a frase do meu bloco de notas:
- Quando você tem uma dor de dente, procura um dentista, quando tem alguma dor muscular, vai ao fisioterapeuta, mas quando está com dores sentimentais sempre esquece que o psicólogo cuida disso.
Em minha opinião as dores mentais podem causar danos até maiores que algumas dores físicas, o que acontece é que foi implantado na mentalidade das pessoas, que ir ao psicólogo é coisa de maluco. Malucos todos somos! Rsrsrs... Mas as doenças psiquiátricas ou psicológicas também possuem graus, assim como um arranhado e um corte profundo.
No caso de minha amiga o interesse de se cuidar partiu de término de namoro, você já percebeu que terminar o namoro é algo muito complicado para nossa cabeça, o fator esquecer alguém não é tão fácil assim, mesmo que essa pessoa faça mal a você. Quantas relações de namoro você não compreende por que ainda duram como exemplo, “mulheres que amam demais”, homens ciumentos que batem nas mulheres, presença de alcoolismo na relação, competitividade entre casais, inveja e assim vai. Quem vai cuidar disso? Quem vai orientar a sua mente e seu comportamento para um controle emocional? Sim, o psicólogo.
Eu peço desculpa se algum psicólogo está lendo isso e achando uma besteira, porque a dúvida de utilizar as palavras, psicologia, psiquiatria ou psicanálise sempre vem em minha cabeça... Mas como leigo me permitam nomear isso como “problemas sentimentais”, pois quem organiza o nosso sentimento é o cérebro mesmo.
Ir ao “profissional do sentimento” é também uma forma de prevenção. Você conhece alguém que é calado e de repente quando resolve soltar seus pensamentos, aparece com uma avalanche de problemas? Acho que todos nós deveríamos utilizar deste serviço e pensando assim, tenho que começar a estudar o preço do uso deste mercado.
Se é caro? Acredito que por necessidade de sobrevivência e por amor a profissão os membros deste setor devem ter popularizado o preço, mas o serviço que eles prestam é de suma importância, afinal a “loucura” em muitos casos não nasce com você, ela se forma, assim como um câncer, uma cárie ou um problema nos rins. Tudo bem eu não deveria usar o termo “loucura”, mas eu esqueci o termo técnico que se utiliza, de qualquer forma, cuidemos de nossas cabecinhas, pois ao envelhecer será ela o armazenamento de todo nosso conhecimento e ter equilíbrio emocional neste momento terá bastante utilidade.
Como você está alimentando a sua mente?
Esta é uma pergunta para você e para mim!!!!
Agora já posso dormir, vomitei o texto que estava nascendo desde ontem.

Jouber Nabor Lacerda

2 comentários:

Unknown disse...

adorei...
rs
bjim

Anônimo disse...

ô, Jobão, cê é foda, mesmo, hein? Finge que não é nada sério e aí, olha só o que você escreveu! Muito bom mesmo, natural, leve e reflexivo! Bacana demais, admiro. Parabéns. Marilda Mendes.