terça-feira, 9 de setembro de 2008

O mundo do Orkut




Uma vez na faculdade eu li uns textos de dois caras, uma se chamava Marshall Mcluhan e outro Andy Warhol , eu não sou muito bom de lembrar nomes de autores, isso é um grave defeito, mas estes são os que eu sempre lembro. Eles disseram duas coisas que não saem da minha cabeça "O MUNDO SERÁ UMA ALDEIA GLOBAL" e "UM DIA TODOS TERÃO ALGUNS MINUTOS DE FAMA", talvez não seja exatamente desta forma, mas o sentido era esse.
Estes "filhos da puta" são os "caras"! Analisando a atual sociedade parece que estas profecias já acontecem.
Outros autores discutem muito a idéia da aldeia global e dizem que não é bem assim. Argumentam que em cada parte do mundo criarão e explorarão seus próprios regionalismos e assim vai... Mas acho que o Mcluhan não quis dizer que cada região perderia sua característica e sim que todas as características teriam um fácil acesso entre si. Mas para sair deste papo de comunicólogo vamos direto ao assunto. Começo pela Internet! Acho que ela já é o grande personagem desta tal "Aldeia Global". A internet é um ser vivo e próprio, não existe mais um botão que desligue o funcionamento dela. Ela se movimenta e está em todos os lugares, conecta pessoas, comunica, envia arquivos, dinheiro, compra, vende, sexo, blogs, site, empresas, ações e se você lembrar de mais alguma coisa, coloque aqui entre as vírgulas. O mundo está dentro dela e eu às vezes até acho que aquele programa de computador chamado "Second Life" pode se transformar em "First Life". Viveremos Matrix!!! (Ok, eu me empolgo demais! Voltando a onde quero chegar...)
O ORKUT, este foi um fabuloso invento da internet! Esta rede de relacionamentos entrou na vida das pessoas como um documento de identidade. É muito engraçado quando conhecemos alguém, pedimos o número do celular e o Orkut. Confesso que me sinto ainda um pouco "PIEGAS" quando resolvo pedir a alguém o Orkut, mas realmente ele é um grande contato, eu tenho grandes amigos que mantenho minha relação pelo Orkut.
Chega ser divertida a relação de sentimento que as pessoas estabelecem neste site de relacionamentos. Um exemplo é o sistema de rastreamento de entradas: você tem um número determinado de pessoas que passaram pela sua página, com isso se sente no direito de conferir, então fica aquela famosa espiadinha de prioridade.
Tem também a sensação de orgulho, existem momentos que você não pede "autorize" para entrar no Orkut de alguém que conheceu, mesmo que você já tenha entrado 5 vezes na página da pessoa, tenha lido suas comunidades ou tenha até encontrado outros amigos por ela.
Então um dia você está em uma festa e passa uma pessoa que você conhece, mas aí não existe o cumprimento, por qual motivo? Porque você conhece essa pessoa de vista, e melhor, conhece pelo Orkut. Ela olha pra você com simpatia e receio e assim vice-versa.
Os 15 minutos de fama já chegaram, hoje qualquer mulher pode fazer seu sonhado ensaio na revista Trip, basta chamar um fotógrafo, colocar aquele biquíni sensual, pegar uma cor e escolher um belo cenário. O problema é que poucas conseguem obter o resultado profissional e de qualidade, assim acabam caindo no ridículo ou no vulgar, mas talvez seja também este o interesse,,, rsrsrs e claro, automaticamente o número de visitantes do Orkut vai triplicar, mas não fique pensando que esse número seja proporcional à qualidade das fotos... rsrsrs.
O álbum do Orkut acabou com a era dos Flogs, afinal hoje você pode fazer até comentário entre as fotos, sem contar com o sistema muito inteligente que localiza o link das pessoas presentes na fotografia. Puta Merda! Estamos todos rastreados... hehehe.
Um dia eu fui para Belo Horizonte e vi no plano de fundo do computer de um amigo, a fotografia de uma amiga que é modelo, então disse:
- Eu conheço essa menina!!!
Ele respondeu:
- Nossa! Essa mulher é linda demais, achei a foto dela no Orkut.
Esse diálogo já diz tudo, sua foto no Orkut representa uma quebra de privacidade que você mesmo autorizou, todos que colocam fotos no Orkut expressam o interesse e o desejo de serem olhados, contemplados ou desejados. Há pouco tempo o Orkut lançou um sitema que inibe o “control C, control V” nas fotografias, mas pra quem conhece o "print screen" e entende um pouco de photoshop, isto não é impedimento algum.
Mais uma coisa incrível são as palavrinhas "namorando", "casado", "solteiro". O namorando é o momento que o casal assume a relação, talvez seja esta a aliança de compromisso dos tempos modernos, já que esse lance de anel ficou fora de moda. O casado é o momento que o par já vive intensos orgasmos de paixão, começa a viver um relacionamento familiar e já tenta acreditar que aquela pessoa seja ideal para um eterno amor. O solteiro é aquele que declara sua busca pela liberdade e sua facilidade em conhecer novos sabores. Isso tudo se aplica em ambos os sexos, afinal a mulher solteira se tornou mais caçadora que o homem, só que elas ainda sabem ser discretas.
As comunidades! Estas facilitaram até o universo da propaganda, que por sinal propaganda de Orkut às vezes é muito chata (quando não se trata de um produto que é do seu interesse). Mas o que as comunidades ajudam é no pré-conceito ou perfil que a pessoa pretende passar. Pela comunidade você estereotipa o playboy, o cara que quer se mostrar playboy, o doidão, o metidão a maluco, o tímido, o careta, a paty, a piriguete, a intelectual, a low profile, a modelo e etc... Pela comunidade você estabelece um papo, afinal os temas já estão expostos.
Tem também a moda de apagar os scraps, eu achava isso uma bobeira, até que um dia uma amiga me disse com muito detalhe sobre uma conversa que tive com outra pessoa, enfim, ela entrou no meu Orkut e no da pessoa que eu conversava, então uma vez ou outra eu me lembro de apagar certas conversas.
Ah, tem uma coisa que todo mundo usa e pouco assume, os scraps testimoniais, estes são para assuntos sigilosos ou até assuntos bestas, mas que você não queira compartilhar com o público. O testimonial também é uma forma interessante de falar com seu amigo, é o momento que você pára pra pensar e definir grandes qualidades do sujeito, você pode falar como poesia, como música ou como um simples texto que relate situações que concretizem uma bela amizade, coisas que talvez você não falasse ao vivo.
Na era da tecnologia nos estamos somente no início, imagina então quando todos do planeta tiverem TV a cabo, internet, computador, celular, telefone e rádio, juntem isso tudo e seja bem vindo à aldeia global. Salve Mcluhan e Andy Warhol!!!

Jouber Nabor Lacerda

8 comentários:

cão de saia disse...

adoro orkut!
estava do outro lado do atlantico, quando resolvi colocar "namorando" só pra ver o que acontecia, e 4 horas depois, 3 amigos ja tinham deixado recados perguntando detalhes... ô mundo virtual que é divertido e infame!

Anônimo disse...

Velho esse foi foda hehehe com disse o Adnet, imagine alguem entrando no seu quarto e bisbilhotando suas coisas kkkk bem vindo ao orkut. hauhaiah

Abraço meu velho

M. Balbino disse...

ao jobao! esse seu post ficou muito bom. destrinchou o orkut agora em palavras! ta craque no assunto!

jsamira disse...

Eu já fui contra essas coisas de Orkut e MSN...hoje qdo tudo tá um tédio, me divirto com a vida dos outros!!!É cada coisa...kkkk
Mas tbm já reencontrei grandes amigos que não vejo há muito tempo, sem falar que é uma ótima forma de compartilhar a vida com quem está longe.
Nada como mudar de idéia!!!rsrsrs

Fernanda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernanda disse...

Texto oportuno para o momento de tudo que já li sobre orkut este foi o mais completo.

E viva a internet!


P.S; Lizz

20in 147 disse...

Jobão... seu analista de profile... seu orkutero...

Tcans Wiser disse...

Mas tem umas coisas, primeiro, orkut só tem relevância no Brasil, logo ele ainda não é uma Aldeia global, o que não se pode dizer da ineternet como um todo.....

Mas o que mais me intriga, são os rumos que ele tomou, a idéia inicial era fazer uma rede de relacionamentos, conhecer pessoas divulgar seu perfil, e coisas do tipo....mas cada nova ferramenta acaba restringindo essa função, tudo agora pode ser bloqueado, até fóruns das comunidades.....o orkut acabou abandonando seus propósitos.....