sábado, 8 de março de 2008

O dia internacional de todo dia

Hoje, 8 de março, ao ligar a rádio escutei em todos os comerciais singelas homenagens a este dia:
- A loja FUlano de tal parabeniza todas as mulheres por um dia tão especial.
A propaganda às vezes consegue ser aproveitadora, rsrs às vezes não, quase sempre e isso é reflexo da voraz luta pela riqueza.
E pra você, o que é o dia internacional das mulheres?
Para muitos é um dia de simples elogios aos atributos físicos que tanto a mídia propaga ao decorrer dos anos, quantos homens vão parabenizar este dia sem qualquer consciência de mudança.
A loja tal parabeniza este belo dia, mas mal sabe que essa é uma simbólica comemoração de protesto e luta por uma igualdade. Eu aposto que na loja do Fulano, as mulheres devem ter o salário inferior ao dos homens de mesmo cargo.
Este não foi um dia criado para que as lojas vendessem mais ou para uma fantástica promoção do dia das mulheres, que tanto a propaganda divulga. Este dia foi criado para que você olhe para trás e veja o salto da capacidade de dialogar e respeitar, que o ser humano pode ter.
Ainda muita coisa deve mudar, mas a liberdade que as mulheres possuem de se expressarem hoje, é bem maior que a de alguns anos atrás.
Lembra do tempo que mulher separada era vagabunda?
Mulher solteira de 30 anos era desonesta?
Pois bem, isso é logo ali atrás, não tem muito tempo, quem sabe você já pegou a sua própria mãe com algumas amigas falando mal da solteirona que mora ao lado da sua casa.
Já ouviu dizer do simbólico ato de queimar o sutiã em praça pública?
Talvez isso significasse que as mulheres não precisam dos torneados braços de seus maridos e com isso seus seios estariam livres para uma auto-amamentação e suficiência.
Eu não vou cair em um discurso político e demagogo, porque o resto de machismo que ainda possuo, mostra que no meu dia a dia tenho péssimas frases sobre este assunto, por isso vez e outra caiu em contradição.
E meus parabéns vão para aquelas mulheres que fizeram a minha mente refletir e me igualar, esquecendo da teoria do Macho Alpha (caçador) e da Fêmea Beta (submissa). A luta das mulheres não é pedir o mesmo direito dos homens e sim fazer com que os seres humanos vejam todos os direitos.
Graças a Deus, eu tenho ao meu redor um bom número de mulheres que não são somente um belo par de coxas, seios e outros atributos cobrado pelo PIBF (Padrão Internacional da Beleza Feminina).

Jouber Nabor Lacerda

Um comentário:

Unknown disse...

Parabens Jobaoo!!!
Lindoo o texto!