terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

O que é belo ?


Dia desses eu estava vendo uma apostila de história da arte do meu tempo de faculdade, foi então que observei uma escultura de uma mulher gordinha, lembrei-me que minha professora falava que as mulheres gordinhas eram sinônimo de fartura, saúde e fertilidade, através disso os homens as desejavam. Aí eu me pergunto:
O que é ser belo ?
Você realmente sabe definir uma beleza ? Somos nós que escolhemos o que é belo.
Será a publicidade a dona da beleza ? O que realmente agrada seus olhos ?
Outro dia em um bar uma amiga me disse que eu tinha um olhar muito estético e confesso que aquilo me incomodou um pouco, todo dia eu me deparo obeservando anúncios de publicidade como forma de referência e sempre neles aparecem aquelas deusas e deuses "photoshopados" que só existem em fotografia publicitária. Eu que já levantei a bandeira de que uma "celulitizinha" não faz mal a ninguém, me peguei derepente sendo criticado pela escravidão da estética da beleza. Seria isso um reflexo de costume visual ?
Em todas as épocas o ser humano buscou uma refêrencia de beleza e com isso a industria que mais cresce hoje é a de cosméticos, estética e medicina. Quantos cremes, quantas plásticas, quantos tratamentos, quanta novidade ?
O mais interessante de tudo isso é a transformação do universo masculino. Os homens estão consumindo mais perfurmes, loções hidratantes, cremes de tintura para cabelo, creme para as mãos, depilação e acessórios de moda. Certa vez uma menina com que eu ficava me disse que gosta de homens com "peito lisinho" e com o interesse de agradar e atender o seguinte desejo, fui até uma depiladora. Tenho uma única palavra a dizer sobre isso:
- PUTA QUE PARIUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
Tenho mais palavras:
- Parabéns mulheres, vocês são mais fortes para sentir dor que os homens, como conseguem ficar mais ou menos 1 hora ou mais sentindo uma dor chata e ardente, pior, elas depilam a região genital:
- PUTA QUE PARIUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU (mereceu outro, senti até uma dor no saco).
Já tentei arrumar explicações para isso, tipo, as mulheres já se acostumaram com a dor através da evolução, elas são as donas do parto, elas já foram puxadas pelos cabelos, elas sempre depilaram, dentre outras dores. Eu gostaria de saber quem inventou a depilação, afinal os pêlos eram tidos como proteção do corpo. Mas por favor mulheres, já que vocês descobriram a depilação continuem, porque não a cena pior que uma mulher no estilo "selva Amazônica" rsrsrrsrs.
Quer perceber o caminho da beleza ? Compre uma revista playboy de 20 anos atrás, veja como as mulheres de antes não sairiam mais na capa da playboy hoje.
A publicidade brinca de Deus e ninguém percebe, ela fala que moda agora é ter barriguinha tanquinho, seios de 350 ml no mínimo, pernas torneadas, depois ela vem e diz que a cintura fina, pernas finas, manequim número tal e cabelo estilo Gisele é ser bela. E todos vão seguindo e consumindo o olho do furacão. Logo vem a novela, o filme, a propaganda e está tudo formado.
A publicidade inventou que seu corpo é sua melhor marca e realmente é costadado que a beleza abre portas com muita facilidade, ela aparenta demonstrar superficialmente que você tem uma preocupação com o que pensam sobre você e com sua aparência(imagem) ou empresa que representa.
Eu não sou contra a beleza, eu acredito que antes de tudo isso a medicina descobriu uma padrão saudável para que o ser humano tivesse, flexibilidade, estímulos, desejos, concentração, postura e outros. Mas claro, porque não aproveitar de simples padrões para ganhar mais dinheiro e movimentar uma indústria bilionária ?
É importante saber o potencial de cada beleza, desde novo percebi que as mulheres que beijei taxadas como bonitas (em geral) não foram de prima tentativa, eu sempre tive que conversar um pouco mais e por sorte as mulheres adoram homens que tem assunto, com isso elas passam a reparar detalhes de beleza, tipo um olhar, uma mão, um braço, um gesto, uma boca e assim vai. Então vivendo nesse mundo de propaganda, acabo me preocupando com detalhes estéticos ao meu alcance, como um perfume, uma roupa que faça o "MEU" estilo, um creme facial, um fluor e alguma tesoura para aparar os pêlos (depilar dói demais) rsrsr. A questão não é olhar no espelho e se sentir feio ou bonito demais, a questão é se sentir bem. O maior problema resultante da industria da estética é esse, ela que fazer você se sentir olhado por todos e caso contrário até uma depressão pode rolar.
Não, já que vivemos em um mundo de imagem a frase "O que importa é a beleza inteirior" não funciona. Sim, contéudo, caráter e empenho são importantes, mas quem se preocupa com a sáude passa ser visto também com bons olhos e até com desejo e admiração.
Eis que vem o problema maior, somos seres humanos, nascemos, crescemos e evelhecemos e este culto a juventude chega à atrapalhar o natural processo de envelhecimento (essa palavra hoje chega ter uma sensação negativa, toquemos envelhecer por amadurecer). Perceber o nosso amadurecimento visual, é dar valor a tudo que vivemos, sorrimos e sofremos, quantas mulheres tem medo de dizer a idade, o que há de mal nisso ?
Aceitar o amadurecimento é continuar a se preocupar com a beleza, mas a beleza real da idade. Eu fico vendo, as mulheres de 50 querem ter 30, as de 70 querem já querem ter 30 também e como o elixir da longa vida não existe, conseguem com muito dinheiro e custo aparentar como uma mulher de 50 e 70 com cara de que já fez plástica, botox e tudo mais. Isso não é uma crítica as clínicas de estéticas, eu acredito que elas prestam um serviço favorável ao ser humano, se sentir bem é viver com otimismo, eu mesmo já utilizei dos serviços deste setor.
Essa preocupação exacerbada com a "EU BELEZA" deixa a cada dia o ser humano cego, na cidade onde eu moro existe uma indústria metalurgista que emite a todo momento gases poluidores no ar e estes gases caem na pele das pessoas atrapalhando a respiração da derme. Eu nunca vi um grupo de belas mulheres mandando qualquer tipo de carta para tal lugar, que reivindicasse um filtro ou algo do tipo, afinal a beleza delas está sendo danificada.
O belo se consiste em ter dinheiro, em ter marca, em ter cheiro, em ter músculos e eu não me anulo desta preocupação, sou também filho e fruto de um sistema carnívoro e capitalista, "e já que estamos na Disney, chutemos o Mickey Mouse ". Não, não é bem assim, existem outras formas de melhorar isso, talvez começando com um sorriso e se você for banguelo, junte uma graninha e coloque uma prótese dentária, você precisa do seu dente para se alimentar, depois dê um pulo de alegria e caso você esteja gordinha, não vá fazer a dieta da sopa, procure um nutricionista, certamente esse profissional não quer que você seja uma modelo magérrima e sim um ser humano saudável, faça sim algumas abdominais, o abdomem é um forte ponto de equilíbrio do corpo humano, mas lembre-se você não precisa lavar a roupa nele, compre algumas loções faciais e faça limpeza de pele, afinal as microparticulas estão no ar e lembre novamente, sua pele não é uma goma elástica, pra completar, como já dizia o Pedro Bial naquele texto narrativo mais conhecido na internet, use o filtro solar ( isso serviu pra mim, eu sempre esqueço)
Boa semana nobres e belos amigos leitores.

4 comentários:

cão de saia disse...

Aloha!

O conceito de beleza por mais que seja "imposto" pela publicidade, não anula a noção de beleza individual. Acabamos sendo levados por um padrão (quantas vezes já não comecei um regime!?). Mas pobre do amarelo se todos gostassem de vermelho!
Deve ser por isso que sempre estou como ouvinte e não no meio da confusão quando algumas amigas "disputam" o mesmo menino com cara de bebe, barba feita, camisa rosa e gel no cabelo. Blargh!

Viva a individualidade e as belezas fora dos padrões!!!

Fernando Tasca disse...

Pois é...

Outro dia li uma frase do tipo, "o belo é uma busca pela felicidade"

E faz sentido, uma coisa bela é algo que traz felicidade, seja através de uma alienação, uma ilusão, e pode ate ser algo triste e obscuro, porque não? Tem gente que gosta.

E também acho existem os extintos naturais, hehe.

Janaína Samira disse...

Vc está se superando a cada dia...sua escrita está cada vez mais estética!!!!rsrsrsr
Já tava sentindo falta da minha leitura diária.
Bjs

.: Denise :. disse...

O Filtro Solar não é do Pedro Bial, mas nem tô querendo te corrigir, apenas te indicar o filtro solar original(procura no you tube por sunscreen e maravilhe-se)...

Mas enfim, filtro solar à parte, beleza é tão relativa como a flexibilidade do rabo da largatixa...rs

bjins