quinta-feira, 3 de abril de 2008

Bola de Lixo


Então tá, o assunto mais falado da televisão é a Dengue. É mosquito transmissor no Jornal Nacional, Veja, Programa do Jô, Record News e assim vai. Será que tem uma foto do mosquito da dengue tomando suco Mais no canudinho na ilha de caras na revista CARAS ? Provavelmente a Coca-Cola detentora do suco mais, futuramente conhecido somente com o nome de Minute Maid, não vai querer uma propaganda dessas.
Mas eu não vou cair no papo de mosquito da Dengue, quer dizer vou refletir um pouco sobre o hábito quase que automático na maioria dos brasileiros, jogar lixo na rua.
Semana passada meu chefe fez um churrasco homenageando os coletores de lixo (vulgarmente chamado de Gari) da empresa Queiroz Galvão. Não, ele não fez isso por interesse de pegar a conta publicitária da empresa, fez somente porque gosta de ter algumas atitudes diferentes e valorizar alguns serviços que pouca gente para pra perceber, não vou ficar aqui também elogiando a singela homenagem que meu chefe fez. No churrasco conversei um pouco com o diretor da Queiroz Galvão e ele me disse sobre a falta de iniciativa que os moradores da cidade possuem na separação dos lixos, na falta de senso de jogarem lixo na rua, a falta de conhecimento nos bairros populares e periféricos, a enorme presença de lixos atirado nos rios dentre outras situações desagradáveis para aqueles que são responsáveis pela limpeza da cidade (não seria todos ?). E uma coisa me intrigou, a seguinte pergunta veio na minha cabeça:
- E você Jobão, joga lixo na rua ?
Uma vez quando pequeno eu joguei um papel pela janela, uma não, várias vezes, até que um dia meu pai me fez descer (apartamento) no meio da noite e buscar o pequeno pedaço de papel. Eu morria de medo da garagem do meu prédio anoite e mesmo assim fui obrigado a buscar o papel, no final foi até bom, eu não joguei mais o papel pela janela e venci o medo de descer anoite na garagem do prédio. Mas não estou contando isso tudo pra responder minha própria pergunta, eu contei essa história pra amenizar o meu pecado. Eu fui educado a não jogar lixo na rua, meu pai e mãe sempre brigaram comigo, sempre me mostravam na estrada os carros que atiravam papeis na rua e através disso meu hábito é bem menor em relação a muito gente, mas sei que em raros momentos de minha vida de jovem desrespeitei essa regra. Por exemplo, você já passou o carnaval em Dimantina ? Então certamente já jogou lixo na rua (latinha, garrafa d´água, prato de macarrão, cigarro ou paiol). Aí você vai me dizer:
- Ah, mas carnaval não conta, é uma bagunça assim mesmo e depois a prefeitura da cidade limpa a sujeira.
A prefeitura limpa a sujeira, mas não o cheiro de sujeira que fica durante dias na cidade, eu não estou pedindo o fim do carnaval em Diamantina, estou apenas mostrando que jogar lixo na rua parece ser um hábito de quem nasceu no Brasil.
E este hábito veio no princípio de tudo, lembra desta palavrinha nos livros de história ? BRASIL COLÔNIA DE EXPLORAÇÃO !!!!!!!
Pois bem, a chegada dos Europeus foi um lindo deslumbre aos olhos dos mesmos, tudo verde, arvóres fortes, o sol, o clima, o solo, as praias de água quente e uma civilização que respeitava até então os limites da natureza (sera?). Chegaram pra desbravar, conhecer pesquisar e por fim explorar. Levar daqui tudo que fosse bom e comercializar como produto e preço no país de onde vieram. Quando menos se esperava tudo já tinha se transformado em um suja civilização latino europeia e assim como os ratos os seres humanos se proliferam e devastam tudo, mas desta maldade humana eu já sei e nem vou discutir.
Todos meus amigos que foram pros EUA ou pra Londres sempre voltam comentando sobre as enormes taxas de multas pra quem joga um papel na rua, fazem esta comparação criticando o Brasil, mas sabe o que acontece ? Vou tentar dar um exemplo mais banal.
Há pouco tempo um primo que hoje mora em Florianópolis disse os nativos de lá não gostam muito dos turistas que ali frequentam, eles sabem que o turismo movimenta muito a economia da cidade e como o dinheiro compra tudo, acabou comprando a tolerância deles. O que realmente os levam não gostar muito dos turistas, é a falta de respeito que os mesmos tem pela cidade, urinam nas ruas, jogam lixo, andam bêbados e gritando pela madrugada, sujam as praias, enfim, não tratam aquilo como se fosse deles, pois provavelmente na cabeça deles so passa a seguinte frase:
- FOda-se eu não sou daqui mesmo, vou curtir, beber e zuar e depois vou embora.
Assim foram os Europeus, começaram isso tudo com intuito de ir embora, a história do Brasil não foi igual as 13 colônias americanas, os norte-americanos filhos bastardos da Inglaterra queriam tanto aquele terreno que saíram matando todos os Apaches que encontravam e assim como toda história de construção civil, muito sangue rolou.
Rancaram nosso pau brasil e certamente deixaram os restos dos cortes de madeira jogados em algum rio. Claro, viam aquelas águas enormes e extensas e pensavam que não iria fazer a diferença. E a porra desta diferença faz hoje, com o acúmulo de lixo nos rios, com um descontrole no crescimento populacional, com a desordem no senado, com a corrupção dos políticos, com a falta investimento na educação e com o péssimo hábito deixado por eles a mais de 500 anos. Foi tudo uma bola de neve ou melhor, uma bola de lixo e agora não somos mais filhos de Europeus, somos brasileiros, formados por diversas culturas, solidários, trabalhadores, sofridos e sentimentais, cheios de qualidades que podemos aproveitar.
O problema da dengue não é água parada e sim mente parada, falta de cobrança minha, sua, do seu vizinho, falta de sabedoria, falta chamada diplomática de atenção, falta de ideologia, falta de união, falta de educação, falta de um monte de falta que nós brasileiros temos com nosso país.
Nós somos a ultima reserva natural do mundo e parece que aceitamos ser a eterna colônia de exploração, já se discute até idéia da Amazônia não ser controlado pelo Brasil. Alguém tem um remédio de dor de cabeça ?
Façamos o seguinte, o começo de toda ação é parte de um momento de reflexão e se este texto fez isso com você, selecione tudo, faça um control c e um contro v e mande para o número de pessoas que você acha que realmente vai ler este texto, selecione a dedo, estas pessoas sempre fazem mais pelo país.


Jouber Nabor Lacerda - www.aquarelos.blogspot.com

Um comentário:

jsamira disse...

A dengue fez o Jobão voltar...ação reversa!!!!
Adorei...ah...sempre separo meu lixo, mas qdo o pessoal da Vital pega mistura tudo!!!
Viva a coleta seletiva!!!
Bjo